Grêmio encaminha a contratação de substituto de Renato
Enfim, depois de mais de vinte dias sem um treinador, o Grêmio está perto de anunciar a chegada do tão esperado substituto de Renato Portaluppi. Trata-se do boliviano Gustavo Quinteros, que foi campeão argentino com o Vélez Sarsfield há pouco mais de uma semana. A tendência é que o Imortal dê o anúncio do novo técnico como ‘presente de Natal’ ao torcedor tricolor.
Sem se abalar com o insucesso nas tratativas com o português Pedro Caixinha – que deve ser anunciado como novo comandante do Santos, para a próxima temporada -, a diretoria gremista agiu rápido no mercado e tratou logo de acelerar as conversas com o estafe de Quinteros. Por ter contrato somente até o fim deste ano, o clube gaúcho não precisará pagar nenhuma quantia ao time argentino.
Multicampeão, Quinteros se aproxima de sua primeira experiência no futebol brasileiro
Nascido em Santa Fé, na Argentina, Gustavo Quinteros é naturalizado boliviano e defendeu a seleção do país enquanto jogador. Como técnico, treinou diversos clubes conhecidos pela América Latina, além de ter se aventurado no mundo árabe, defendendo as cores de Al-Nassr e Al-Wasl. Além disso, Quinteros também comandou as Seleções da Bolívia e do Equador.
O perfil do treinador agrada a cúpula gremista, que o vê como ‘aguerrido, forte e intenso’, características necessárias para fazer com que o Grêmio retome seu papel de protagonista no país. Depois de fracassar de forma precoce nos torneios de mata-mata em 2024, caindo nas Oitavas de Final da Copa do Brasil (para o Corinthians) e da Libertadores (para o Fluminense), nos pênaltis, o Imortal quer mais.
Quinteros, por sua vez, foi o sétimo técnico sondado pelo Grêmio nesta reta final de temporada. Depois da negativa de Tite, tido como ‘Plano A’ do Imortal, o tricolor gaúcho ainda sondou nomes como os de Arce e Fábio Carille, além de ter realizado consultas por Hernán Crespo, Luís Castro e, é claro, Pedro Caixinha.